Informações Locais

Uruguaiana-2
Cidade de Uruguaiana

Uruguaiana é atualmente uma das cidades da região de fronteira que mais se desenvolve. Conta com uma área de aproximadamente 5.452 Km2 e com cerca de 136 mil habitantes.  Limita-se ao norte com Itaqui, ao sul com a República Oriental do Uruguai, a leste com Alegrete e Quaraí e a oeste com a República argentina. É a maior porta de entrada de turistas para o Rio Grande do Sul; registrando milhares de turistas do prata, chilenos, paraguaios e demais países; tem o maior porto seco da América Latina, com 80% de exportação nacional atravessando a Ponte Internacional e certamente caminha para solidificar-se como a “Capital do Mercosul”. Tem representativa fundamental no desenvolvimento   de pecuária e agricultura do estado. Nesta terra foi destilado o primeiro litro de petróleo, banhado por um pampa privilegiado, onde a tendência é desenvolver o turismo rural, e com uma ampla rede hoteleira.
Uma cidade estrategicamente bem situada e distante 634 quilômetros de Porto Alegre com acesso pela BR 290 e BR 472.

ConsuladoArgentino
Consulado Argentino, Residência denominada Vila Dolores

Desde 1998, o local abriga a sede do Consulado Argentino em Uruguaiana. Vila Dolores é um imóvel da época da maior  pujança econômica da fronteira gaúcha. Desde 1991, Villa Dolores está tombado pelo patrimônio histórico e cultural do município.
Uma jóia de arquitetura da Fronteira Oeste. A riqueza de materiais e detalhes do palacete  Vila Dolores, em estilo neoclássico francês e construído na primeira década do século passado, encanta não só os atuais inquilinos – o corpo consular argentino, mas também a quem conhece os salões durante vernissages e eventos culturais.
Lustres de cristais, vitrais com temas naturais, escadaria revestida em mármore e granito italianos, banheiros com pias e torneiras de bronze, lareira adornada em madeira de lei e pisos de madeira do século passado são alguns dos segredos arquitetônicos do prédio.

Uruguaiana 02 Biblioteca
Biblioteca Pública Luiz Guilherme do Prado Vepo

Prédio Rua Santana , 2588 – esquina rua XV de Novembro – Funciona a  Residência construída em estilo veneziano pelo estancieiro Urbano José Vilela na segunda metade do século XIX. Em 2207 foi adquirida pela Prefeitura de Uruguaiana, que a restaurou e transformou em Biblioteca Pública. Foi inaugurada em maio de 2008.

Captura de Tela 2016-04-03 às 22.20.20
Catedral de Sant'Ana

Fundada em 24 de Maio de 1946. Possuí em seu interior belíssimas obras de arte, entre elas a imagem de Nossa Senhora de Santana, padroeira da Cidade. Há também uma Cripta, onde estão enterrados o bispos Dom Hermeto e Dom Luiz Felipe de Nadal.

Captura de Tela 2016-04-03 às 22.26.54
Centro Cultural Dr. Pedro Marini

Pertencia a Família de Baldomero Barbará, foi construído em 1913 com material importado da Itália.
Tem o privilégio de ter no seu interior, o primeiro elevador e primeira calefação interna da cidade. Hoje funciona o Centro Cultural com seus Museus, Bibliotecas e Oficinas de Arte.

Captura de Tela 2016-04-03 às 22.31.55
Castelo da XV

Réplica dos castelos europeus, misturando  o estilo Tudor, Normando e Renascença. Projeto elaborado por um arquiteto da escola de Ouro Preto MG. A construção iniciou em 1955 e demorou 3 anos para ser construída. Residência do Dr. Jorge Pouey de Oliveira, foi uma grande manifestação de amor à sua esposa.

336613
Ponte Internacional Agustin Justo / Getúlio Vargas

Esta ponte levou 5 anos para ser construída e foi inaugurada em 1947 pelos presidentes: Eurico Gaspar Dutra (Brasil) e Juan Domingo Perón (Argentina), contando com a presença da primeira dama argentina Evita Perón. Com quase 2000m de comprimento, esta é uma das principais portas de entrada do nosso país.

Captura de Tela 2016-04-03 às 22.22.08
Praça Barão do Rio Branco

Nome dado em homenagem ao grande diplomata que conquistou importantes áreas territoriais que haviam sido tomadas do País.

Captura de Tela 2016-04-03 às 22.23.33
Aeroporto Rubem Berta

É um dos pontos de chegada e saída de pessoas por Uruguaiana, pela via aérea, disponibilizando aos turistas e visitantes, linhas aéreas todos os dias da semana.

fachada_campus_uruguaiana
Unipampa

Maior complexo universitário de Uruguaiana. Oferece inúmeros cursos como Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Veterinária, Agronomia, na modalidade presencial e à distância, em diversos pólos, tendo sido criado recentemente, o mais novo dos cursos: o de Medicina. Atrai estudantes de todos os lugares, inclusive de outros estados.

uruguaiana
Carnaval Fora de Época

A festa mais popular brasileira ganha data e destaques privilegiados em Uruguaiana. Todos os anos ele acontece fora da data tradicional, e seus desfiles já são conhecidos em todo o Brasil e outros países também. É o evento de maior destaque no município. Atrai turistas de todos os lugares do país. A passarela do samba tem 678 metros, e é a mais extensa em se tratando de desfiles de rua de escolas da samba; ao total são disponibilizados à população uruguaianense e visitantes 19.440 lugares.

38190357
Clube Comercial

Fundado pelo comerciante Luiz Betinelli, em 13 de Agosto de 1893. O prédio é uma replica da Biblioteca Pública de Varsóvia. Os espelhos, do Salão de Espelhos são todos franceses, bem como suas luminárias.